Entenda o que é a Hipermetropia
Você sabe o que é hipermetropia? Há muitas pessoas com alterações na formação de foco das imagens na retina, que são desencadeadas pelo tamanho dos olhos ou por modificações do cristalino ou da córnea.
Quando isso ocorre, há a provocação de problemas de visão, como por exemplo, a hipermetropia.
O que é a hipermetropia?
A Hipermetropia é um erro refrativo da visão que gera dificuldades para enxergar de perto com nitidez. Isso ocorre devido a uma característica ocular do paciente (globo ocular de comprimento menor que o considerado normal ou córnea muito plana), não permitindo a formação correta da imagem na retina, pois a luz é refratada depois da retina.
Causas da hipermetropia
Não há uma explicação científica para a alteração no tamanho do globo ocular ou na curvatura da córnea, porém, geralmente o problema é hereditário.
Há casos em que a hipermetropia é desencadeada por conta de algum trauma ocular ou por coçar os olhos de maneira excessiva.
Sintomas da hipermetropia: como identificar
A hipermetropia pode ser identificada na infância, pois nessa fase a estrutura ocular das crianças pode facilmente ter um tamanho menor.
Os sintomas da hipermetropia são: vermelhidão, ardor, lacrimejamento, dificuldade para enxergar com nitidez objetos próximos, fadiga ocular e dores de cabeça.
Hipermetropia: diagnóstico
Em caso de identificar os sintomas citados acima procure um médico oftalmologista, assim, será possível efetuar um exame clínico para poder confirmar o problema ocular.
Os principais exames realizados para diagnóstico são teste de acuidade visual e exame de refração.
- Teste de acuidade visual: exame capaz de identificar a eficácia de enxergar a uma determinada distância.
- Exame de refração: com o foróptero é possível determinar o tipo de lente corretiva a ser utilizada.
Tratamento para a hipermetropia
A hipermetropia é tratada com óculos, lentes de contato corretivas ou em alguns casos há a possibilidade de cirurgia refrativa que é capaz de corrigir a curvatura da córnea.
Após o diagnóstico e tratamento é de extrema importância consultar o seu oftalmologista para exames de acompanhamento.