Visão Dupla – O que é e como tratar?
O que é a visão dupla? O uso de termos como “visão dupla” ou “duplicada”, ou ainda “dupla imagem” e “dupla visão”, é o meio mais comum utilizado para se referir a diplopia, uma disfunção ocular que em linhas gerais, ocorre devido diversas doenças sistêmicas e oculares já em processo de ação.
Quando este sintoma de “ver em dobro” surge, estamos perante um quadro visual que implica em tratamento, podendo ser de fácil cura, ou grave, dependendo da origem desta diplopia.
O que é visão dupla?
Visão dupla ou diplopia nada mais é do que o fato do cérebro identificar dois ou mais objetos, quando na verdade, há apenas um.
O termo diplopia, mais utilizado pela comunidade médica para definir a visão dupla, tem origem na língua grega: diplos = duplos + ops = olhos = visão dupla.
Sintomas
Quando ocorre a diplopia, é comum não apenas o fato de enxergar em dobro, mas também outros sintomas relacionados, como por exemplo:
- Visão borrada;
- Desconforto ocular;
- Dores de cabeça;
- Dificuldade para enxergar.
Como tratar a visão dupla?
É importante sabermos que há 3 tipos de visão dupla:
- Diplopia (monocular): visão dupla em um único olho;
- Diplopia (binocular): quando ocorre o fenômeno com os dois olhos;
- Poliplopia: quando se vê mais de 3 imagens em um objeto apenas.
O tratamento adequado para cada situação é fundamental para a saúde ocular do paciente. Para tanto, a consulta com o médico oftalmologista é imprescindível.
Somente ele poderá indicar o tratamento ideal, que deverá ser acompanhado de perto e analisado a fundo, para que os resultados sejam satisfatórios.
Dentre as opções de tratamento, há possibilidades que vão desde a utilização de óculos especiais para tais finalidades, alguns tipos de exercícios oculares ou ainda em alguns casos, uma cirurgia.
Consulte seu médico oftalmologista regularmente e previna problemas de visão.