Tecnologia auxiliando a vida das pessoas cegas
NOVAS TECNOLOGIAS AUXILIANDO OS DEFICIENTES VISUAIS:
Seria muito importante que esse artigo escrito fosse automaticamente convertido em falado aos nossos pacientes deficientes visuais, mas sabemos que isso não é uma realidade para muitos, mas já temos alguns programas e aplicativos que podem ajudar a inclusão dos deficientes visuais.
Atualmente há cerca de 6,5 milhões de pessoas cegas ou com baixa visão no Brasil. Vamos aqui colocar algumas dicas desse mundo fantástico da tecnologia que inova a cada dia e que auxilia a vida dessas pessoas.
ALGUNS PROGRAMAS:
Braille Fácil: é um programa que permite digitar diretamente ou importar um texto de um editor de texto convencional para preparar textos que podem ser enviados para uma impressora braille.
DOXVOX: é um sistema destinado a auxiliar o deficiente visual a fazer uso do computador através de um aparelho sintetizador de voz.
Jaws: (Jaws for Windows) possui um software de sintetizador de voz que utiliza a própria placa de som do computador. O sistema também roda em português. Também tem um programa com a capacidade de ler certos recursos de páginas de internet.
ALGUNS APLICATIVOS:
O Ubook é uma audioteca com plano de assinatura paga. Com um acervo dos audiolivros conta com vários gêneros literários e muitos títulos.
Os usuários podem baixar o aplicativo Ubook pela Internet, iOS ou Android, e salvar os livros, além de poder compartilhar diretamente trechos de livros nas redes
sociais.
Bus Alert, em português Alerta de Ônibus, ajuda deficientes de Ribeirão Preto (SP). Sistema informa quando uma determinada linha se aproxima do ponto, avisa por meio de mensagem de texto e de voz a hora que um ônibus está se aproximando do ponto de parada. Para que o sistema funcione, foram instalados nos pontos números para que o GPS de cada veículo da empresa de transporte possa indicar a localização.
O Be My Eyes é um aplicativo que une pessoas com a visão perfeita e deficientes visuais numa rede social de solidariedade. São por vídeochamadas que permite um usuário de baixa visão ligue a câmera e peça a uma pessoa de qualquer lugar do mundo que descreva o que vê na tela, permitindo um sistema de pontos: quanto mais pessoas ajudar, mais pontos ganha. Seria como se você emprestasse sua visão.
iBrailler Notes: é um aplicativo com teclado especial em Braille para iPad, funcionando de forma única, com as teclas indo de encontro aos dedos do usuário, além de ler gestos e outros comandos.
Tandera Dinheiro é um aplicativo desenvolvido para que deficientes visuais possam identificar cédulas do dinheiro em circulação no Brasil.
Omoby: É possível tirar uma foto a um objeto e alguns segundos depois viria a descrição da mesma. Há outras aplicações: filmam, outras fotografam, outras possibilitam a pesquisa desse objeto na Internet.
CamFind: fotografa um objeto e efetua o seu reconhecimento de uma forma muito perfeita. Depois é possível procurar na internet informação sobre esse objeto. Procura em sites de lojas, imagens, sites com cifras de músicas entre outras. Funciona em português e é gratuito. Você pode escolher em português.
O Talking Goggles. Fotografar e filma. Reconhece capas de livros, podendo depois, procurar pela sua aquisição em lojas do ramo. É gratuito e acessível para o Android.
Caso você conheça algum deficiente visual, ajude-o a ser habilitar na utilização desses programas e ou aplicativos, temos certeza que isso irá incluí-lo no mundo da tecnologia e isso proporcionará uma vida melhor.