O que é alta miopia?
Miopia é um tipo de doença comum que atinge os olhos, e que pode revelar diferentes graus, de acordo com a gravidade da condição clínica de cada paciente.
Muito embora se cogite alguns fatores, não se sabe ao certo o que de fato pode motivar a miopia e alguns tipos específicos deste distúrbio, como por exemplo, a condição de alta miopia.
O que é alta miopia, quais seriam suas possíveis causas e como lidar com ela?
Alta Miopia: o que é?
Conhecida também como miopia degenerativa ou patológica, a Alta Miopia ocorre quando é detectada uma miopia com valores elevados, ou seja, acima dos 6 graus.
Considerada menos comum, esta condição oferece graves riscos à saúde ocular, como por exemplo, desenvolver doenças como catarata, glaucoma e perdas severas da visão.
Dente suas características, o indivíduo diagnosticado com Alta Miopia possui imensa dificuldade para enxergar à distância, sobretudo paisagens.
Alta Miopia: possíveis causas
Não se sabe efetivamente o que ocasiona a Alta Miopia nos pacientes. No entanto, o componente genético, via de regra, está relacionado ao surgimento da doença. Quem é filho de pais com a doença, por exemplo, está mais sujeito a apresentar alteração no colágeno, o que por sua vez, acarretaria na elevação do comprimento do olho. Consequentemente, este individuo desenvolveria a miopia.
Alta miopia: tratamento
Mais comum na infância e adolescência, a Alta Miopia deve ser tratada precocemente, haja vista que quando progressiva, pode atingir entre 15 e 20 graus.
O acompanhamento médico, de um oftalmologista é imprescindível. Devem ser feitas avaliações regulares que possam identificar possíveis anormalidades, e também para observar se as alterações já existentes estão evoluindo.
Alguns exames que poderão contribuir com o tratamento e acompanhamento são:
- Exame de Acuidade Visual;
- Biomicroscopia;
- Angiografia Fluoresceínica;
- Retinografia;
- OCT (Tomografia de Coerência óptica);
O uso de óculos para corrigir a visão, e em alguns casos, até mesmo a cirurgia, são algumas opções de tratamento.
Ao sentir qualquer alteração na visão, por menor que seja, procure um oftalmologista de sua confiança.