Lentes multifocais e bifocais: qual a diferença?
Quem procura o médico oftalmologista e realiza o exame de refração, pode ser submetido a determinados tipos de tratamentos, com o intuito de otimizar a visão e a saúde dos olhos.
A utilização dos óculos costuma ser um dos métodos mais comuns e eficazes, podendo variar o tipo da lente, de acordo com o caso de cada paciente.
Dentre as principais opções do mercado, temos as lentes multifocais e bifocais, por exemplo. Você sabe qual a diferença entre elas?
Lentes bifocais
As lentes bifocais se caracterizam pela presença de uma “meia-lua”. Como o próprio nome já nos remete, elas possuem 2 focos:
- Longe
- Perto
Ou seja, só temos 2 distâncias focais neste caso. Ela é utilizada ainda hoje, muito embora esta tecnologia seja considerada um tanto quanto antiga. Como há pessoas que ainda não se adaptaram ao uso das multifocais, as bifocais ainda encontram mercado.
Lentes multifocais
Quanto as lentes multifocais, trata-se de uma tecnologia mais moderna e com uma melhoria estética em comparação às bifocais.
Com abrangência de foco maior, as lentes multifocais são indicadas para enxergar tanto de perto quanto de longe, porém, com o diferencial de proporcionar também a visão intermediária, ou seja, o meio-termo entre ambos os focos.
Ela é trabalhada em diferentes tipos de curvaturas e muito utilizada por pessoas que precisam ficar expostas ao uso constante de comutadores e telas, por exemplo.
Qual utilizar?
A escolha do tipo de lente ideal está atrelada a indicação do seu médico oftalmologista, bem como da maneira pela qual o paciente se adapte ou não ao tratamento indicado.
No caso de vista cansada, por exemplo, miopia e presbiopia, a indicação das lentes multifocais é rotineira.
Em qualquer situação de distúrbios visuais, a orientação do médico oftalmologista deve ser seguida, para que os resultados sejam bem-sucedidos.