Lentes de contato vs óculos – qual a diferença
Ferramentas indicadas para solucionar e tratar problemas de visão, lentes de contato e óculos possuem suas diferenças e peculiaridades, fatores que muitas vezes, suscitam dúvidas a respeito de cada acessório.
Além do tamanho, diferença visível e óbvia, qual seria o fator primordial que difere cada uma destas ferramentas? Falaremos sobre este tema na sequência do post, acompanhe.
Funções equivalentes, aparência e cuidados diferentes
As semelhanças entre a lente de contato e os óculos se encerram na função de ambos: correção visual. Problemas oculares como hipermetropia e miopia, tem nestes produtos, recursos de extrema importância.
Podemos falar sobre preferências em relação aos óculos ou lentes de contato, porém, não há como fazer um juízo de valor, no sentido de apontar qual é a melhor.
Há sim, indicações mais adequadas para o uso de um ou do outro objeto. A lente de contato, por exemplo, costuma ser indicada para casos específicos, como em diferenças elevadas de grau entre os dois olhos e ceratocone.
Já em dificuldades visuais como presbiopia, muito comum após os 40 anos, a indicação dos óculos costuma ser maior.
Algumas diferenças e particularidades:
- Não se deve jamais dormir de óculos, pois há o risco de danificá-los e até mesmo de lesões. No caso das lentes de contato, embora seu uso possa ser contínuo, não se recomenda dormir usando-as. Questão de higiene e saúde, antes de tudo.
- A durabilidade dos óculos é mais elevada se tomadas as devidas precauções e a sua manutenção mais simples do que a das lentes de contato, por exemplo.
- Tanto no que diz respeito aos óculos ou as lentes de contato, procure sempre seguir as orientações do médico oftalmologista, avaliar a adaptação, uso e correta conservação.
Faça o correto acompanhamento com seu médico e use exatamente o produto que ele especificar.