7 perguntas a fazer para o oftalmologista
Ao ir até o consultório de um oftalmologista, é comum que as pessoas se apresentem à consulta, com uma série de dúvidas e alguns mitos alimentados durante anos. Há algumas perguntas que são consideradas, das quais, elencaremos 7 delas a seguir.
1- Qual o momento ideal para levar os filhos ao oftalmologista?
Isso pode variar e não há uma regra específica. No entanto, é conveniente levar o bebê a se consultar com um oftalmologista a partir dos 6 meses, ou antes caso se perceba alguma anomalia na visão da criança.
2- Visão dupla é uma anomalia de fundo neurológico ou oftalmológico?
E grande parte a visão dupla é causada por problemas nos músculos dos olhos, no entanto, ela também pode ser oriunda de causas neurológicas. Alguns casos de visão dupla estão relacionados com doenças como diabetes, hipertensão arterial e alteração da tireoide.
3- O que causa escurecimento súbito de visão ao se levantar de forma rápida?
Hipotensão postural é a provável causa deste fenômeno. É uma queda brusca na pressão arterial. Caso seja um fator frequente, é preciso consultar o médico oftalmologista.
4- A limpeza dos olhos do bebê deve seguir quais procedimentos?
Os olhos dos bebês NÃO DEVEM SER LIMPADOS, mas sim os cílios, pálpebras e ao redor dos olhos. Água filtrada e gaze molhada é o suficiente.
5- O exame médico oftalmológico requer qual frequência?
Isto irá variar de acordo com faixa etária e a presença de problemas de visão. A partir dos 40 anos, o ideal é consultar o médico regularmente e pessoas com doença ocular ou histórico familiar devem fazer exames de acordo com a gravidade de cada caso.
6- Lavar os olhos com água boricada ou soro fisiológico é saudável?
O ideal é o uso de colírios indicados pelo médico oftalmologista.
7- “Forçar a vista” piora o “grau dos olhos”?
Trata-se de um mito. Estudos recentes começam a levar em consideração outros fatores no tocante a piora do grau dos olhos, como por exemplo o fator genético como desencadeador de ametropia.