Coisas que causam alergia nos olhos e porquê você deve evitar
Você já se questionou sobre quais são os agentes causadores de alergia nos olhos? Quem costuma passar por quadros de alergia nos olhos, coceira e irritação, sabe o quão ruim é conviver com tal problemática.
Além da necessidade de ir até o médico oftalmologista com urgência, identificar os fatores que desencadeiam esta alergia ocular e evita-los, é um fator relevante para manter-se livre destes males e contribuir com sua saúde visual.
Veja a seguir algumas situações que causam alergia nos olhos e porquê deve evita-las.
Conjuntivite alérgica: agentes causadores
A alergia nos olhos recebe o nome de conjuntivite alérgica. É uma resposta do nosso organismo perante às substâncias alérgicas.
Os principais agentes causadores desta alergia ocular são:
- Pólen;
- Mofo;
- Pelos de animais;
- Ácaros;
- Poluição;
- Produtos de maquiagem, e cosméticos em geral;
- Alimentos como camarão e lagosta.
Sintomas
Via de regra, acompanhada da rinite alérgica, a conjuntivite alérgica apresenta sintomas como:
- Olhos avermelhados;
- Incômodo perante a luz do sol;
- Lacrimejamento;
- Coceira nos olhos.
Como evitar a alergia nos olhos?
Pode ser bem simples se livrar da irritação ocular, sobretudo, tomando nota de algumas medidas preventivas neste sentido, como por exemplo, realizar a higienização do ambiente onde estará presente, eliminando ao máximo a presença de ácaros e poeira, evitar mofo, abrindo portas, janelas, deixando o recinto bem arejado.
Manter distância de objetos acumuladores de ácaro, ao máximo possível, bem como não ficar em contato com bichos de pelúcia, cortinas e carpetes, ou ainda não usar roupas guardadas há muito tempo, ajudam a evitar a incidência deste tipo de alergia.
Recomenda-se também não levar as mãos aos olhos, trocar sempre que possível a roupa de cama, executar a limpeza do filtro do ar-condicionado regularmente e não coçar os olhos, para evitar contaminação e surgimento de doenças oculares, como deformação nas córneas e demais problemas de visão.